terça-feira, 10 de agosto de 2010

Por que emigramos?


Como diria o comercial daquela famosa cerveja(com voz cavernosa): Boaaaa perguntaaaa!!!

Eu não posso falar por todos, mas eu conto o porquê...Desde criança, eu adoro mapas. Sempre fiquei viajando no Atlas, indo de um país para o outro, de vez em quando jogando uma bomba (sempre de lápis para poder apagar depois)...você há de considerar que vivi o fim da Guerra Fria. Mas uma coisa que durou tanto não se apaga de uma hora pra outra. E além do mais, menino sempre tem esse lado meio destruidor. Enfim, adorava mapas.

Quando tinha 13 anos, fiz um intercâmbio de um mês para a Flórida. Já foi bem legal, andar naqueles ônibus amarelos de filme, ir para a Disney... E sempre viajei muito com minha família. Ao terminar a faculdade, vivi seis meses em Salamanca, Espanha. Depois, Rio de Janeiro. Logo São Paulo novamente (cidade onde fiz faculdade). Fui então para Madrid, NY, São José dos Campos (6 meses), depois Memphis e por fim Dublin. Moro agora em Taubaté.

Essa minha segunda fase de viagem, pós-Salamanca, foi altamente influenciada pelo livro "On the Road" do Jack Kerouac. Isso me deu o empurrão necessário. Depois na Espanha, Bob Dylan me levou a morar a 15 minutos de Manhattan, além de estar ao lado da minha prima Vanelson querida! Sempre pensei na foto do início desta postagem: ele com uma gata do lado andando contra o frio em NY, do álbum The Freewheelin' Bob Dylan. E fui. Para Memphis foi a solução depois de um tempo no Brasil. Logo para Dublin foi para ficar perto da minha irmã e minha afilhada linda, Beatriz.

Por que os conto isso? Para dizer que antes de escolher essa ida ao Canadá, de preferência a Toronto, eu sempre me aventurei. Tirando a vez em Memphis que fui com trabalho e tudo, foi tudo meio no susto. Agora não. É um caso mais que pensado, mais que decidido. Pesquisado e analisado. Depois de tantas viagens percebi que não vou porque quero viver novas experiências. Vou para viver no Canadá, não para aventurar-me. Claro que as novas experiências estão no pacote. Mas são conseqüências de quem emigra.

Beijos e abraços

2 comentários:

  1. Sabe, esta sua tia ainda não entendeu o que é emigrar. É sair daqui para lá ou de lá para cá? É procurar algo que está perdido ou escondido dentro de nós mesmo? Acho tudo tão igual. Felicidade não se carrega em ônibus, avião ou trem (pena que aqui eles foram tirados de circulação). Ela está dentro do peito e poderá explodir em qq lugar. Quero que vc seja feliz, aqui, ali ou acolá, mas volte sempre para fazer um repente para esta sua tia. Te amo garoto! bjs

    ResponderExcluir
  2. Quando vc era pequeno já queria voar,sempre querendo saber isto ou aquilo ...dizia que ia ser de tudo um pouco... seria médico, militar,às vezes se encantava com os lixeiros e sonhava ser pedreiro também !!!!É muita coisa !!!!Só faltou querer ser o que é hoje:um cidadão do mundo!!!Como sua mãe,posso dizer : seja feliz,não importa como nem onde....seu coração vai decidir.E,se um dia quiser voltar....a Pam vai lhe receber sorrindo.Bjs

    ResponderExcluir