sexta-feira, 24 de junho de 2011

Trabalho, trabalho e devaneios



Pois eh, gente(sigo sem acentos), esse eh o lugar onde passo a maior parte do meu dia, todo dia, 5 a 6 vezes por semana. E fico pensando quao importante eh gostar do que se faz. A gente passa a esmagadora maior parte da nossa vida trabalhando. Alguns tem mais sorte e conseguem levar a vida "Chiquinhoscarpeando". Mas nos, simples mortais, temos que jambrar. Eu gosto muito de trabalhar em Hotelaria. De verdade. Ja trabalhei com muita coisa, mas isso eh realmente o que eu gosto de fazer. Trabalhar com gente, supervisionar uma galerinha, mas ter atencao direta ao cliente. E gosto da rotina estressante e do bom salario que temos trabalhando nisso aqui no Canada (comparando com a miseria que pagam no Brasil). Eu trabalhei muito tempo no Cinema e TV e ate tenho um pouco de saudade. Mas so um pouco. Eu me encontrei na area em que estou agora. Mas nao era sobre isso que eu queria escrever. Era sobre como dividimos nosso tempo na vida.

Eu durmo 8 horas por dia e trabalho outras 8. E tenho mais 8 horas para fazer o que eu quero. Aqui isso existe, galera! E vivo bem tranquilo com as 8 horas que trabalho. Claro que quero crescer, e ganhar mais e etcetera e tal. Mas nao quero nunca ter de trabalhar 12 horas por dia. E sabe qual a vantagem? Aqui nao precisamos trabalhar mais que 8 horas. Quase nao podemos. E se trabalhamos a hora extra eh garantida. Nada de banco de horas. Nada de trabalhar sem receber, com medo de tomar uma bica. Aqui existe vida alem do trabalho. E se voce quer trabalhar mais de 40 horas por semana, da pra juntar uma bela de uma grana! Mas dai voce nao vai conseguir se concentrar num trabalho so e subir de cargo. E eu quero subir, sempre.

Considerando as 16 horas que eu estou trabalhando e/ou dormindo, sobram 8 horas. E, enquanto a minha Debora nao chega, fico arranjando o que fazer. Quando ela estiver aqui, vou passear, ir no mall, fazer essas coisas que so tem graca quando se esta com a sua mulher. Eu passo boa parte do tempo jogando conversa fora com o meu roommate. E, principalmente, tocando violao, cantando e ouvindo musica. Por mais que eu nao seja profissa tocando, como diz o Caetano "como eh bom poder tocar um instrumento" (Tigresa). Eh mesmo. Nao existe solidao quando eu posso correr e abracar minha viola. So quem toca sabe quanto eh massa ficar buscando acordes, ou praticando alguma coisa. Ou inventando outras. Mas eh um momento de meditacao. E nao digo nem tocar e cantar, porque isso eh sempre melhor fazer em grupo, com alguem que toque melhor que eu e que me libere so pra cantar (que eh o que eu faco melhorzinho, mesmo porque "cantar eh mover o dom do fundo de uma paixao" by Djavan). Mas ficar ali concentrado nos acordes, principalmente essas harmonias maravilhosas da nossa musica brasileira.

Outra coisa esquisita. Eu gosto de tocar rock em ingles no Brasil e musica brasileira aqui na gringa. Deve ser a saudade que tenho de um ou outro lugar. E aqui eu leio pouco. Ler requer mais concentracao do que eu consigo ter aqui. Sempre tem alguma musica na minha cabeca e uma das vozes que eu tenho la dentro (e espero que tenhamos todos, ou entao pode que um dado momento eu saia vestido de napoleao ou jogando pedra em aviao e dando beliscao em tartaruga), fica cantarolando alguma musica. Ai eu levanto e pego o violao. Quero ainda ter um gravadorzinho desses bacanas pra gravar as musicas que eu componho... Nao que eu queira colocar no youtube e ficar rico e famoso. Mas so pra saber quantas sao boas e quantas sao ruins. Por enquanto, ainda nao saiu nada que mereca grandes atencoes. Mas tem umas 5 ou 6 que eu gosto, ou melhor, lembro. E como dizia John Lennon (o meu favorito, sorry Paul), se voce mesmo nao lembra das suas musicas, como quer que os outros lembrem? Por isso o gravadorzinho. Pra gravar todas. E montar meu repertorio. E tocar dentro da minha cabeca ou pra minha plateia imaginaria.

Beijos e abracos.

2 comentários:

  1. Meu filho muito amado,muito musical e sonhador,é ótimo saber destas cositas suas...sempre tão fechado....faça suas cançoes falando de amor,de vida e por que não de saudades(é o que eu mais sinto)apesar de não fazer parte do seu roteiro das 8:00 hs...rsrsrsrs.Viva sua vida ,abrace forte não só seu violão mas seu trabalho,seus anseios e desejos que,com certeza será mais feliz.Amo muito,muito (EU sei que não acredita nisto)este meu loirinho de olhos d'agua.Bjs da mamis

    ResponderExcluir
  2. O velha dramática rs rs rs
    Continue caminhando e cantando Pauli.
    Beijos e saudades!!
    Nao vejo a hora de ir te visitar , trate de arrumar esse apto bem bacana pra gente acampar nele logo :)
    love you

    ResponderExcluir