domingo, 29 de janeiro de 2012

Divagações



O inverno aqui está sendo extra-ameno. De acordo com números e histórias, está mais de 15 graus mais quente do que costuma ser. Isso é obviamente excelente. Penso que é uma maneira que o destino bolou de me fazer sossegar em um país, e me sentir bem nele. Eu pensava que o temido inverno fosse ser tenebroso. Está sendo ótimo. Eu juro, eu sentia mais frio em Campos Novos de Cunha-SP que aqui. Tá certo que tenho roupa apropriada. Mas não quero saber; no fim não importam os instrumentos, parafernálias, aparatos. O que importa é sentir-se bem.

Os dias voltam a ficar mais longos. Nem tive problema com a escuridão... Já amanhece às 8h30 e escurece 5h30 da tarde. Normal, sem nada de mais. As pessoas adoram fazer drama. E ninguém nunca está satisfeito com o que tem. As 2 semanas de frio que tive aqui foram realmente doídas. Mas sobrevivi sem nenhuma consequência; nem uma gripezinha sequer. E continuo andando a pé por todos os cantos. O frio não é impedimento.

O que leva alguém a sair do seu país? Muitos que me conhecem ou que têm amigos pelo mundo se fazem essa pergunta. Eu tenho uma série de razões práticas: segurança, educação, saúde, civismo, desenvolvimento, oportunidades, salário.
Mas tenho também um ponto emocional muito importante. É realmente difícil ficar longe de quem a gente gosta e de quem gosta da gente. O negócio é que quando se está fora é que temos a medida exata de quem são nossos amigos de verdade e quem da família sente realmente nossa falta ou que realmente se importam conosco. Ao fim e a cabo dá pra contar nas duas mãos. No máximo. Caso tenha sorte. Em geral nos dedos de uma das mãos (ou patas, caso você seja um animal).

Outro sentimento fantástico que se tem morando fora é de independência. E liberdade. No nosso país, vivemos restrito à nossa vizinhança, trabalho, academia, clube. Conhecemos gente e vemos rostos familiares com certa constância. E o brasileiro tem mania de dar e pedir satisfação. Fora do nosso país, ninguém nos conhece, não são da mesma cultura. Portanto ninguém tá nem aí. E você pode viver relaxadamente, sem se preocupar com o que os outros pensam. Ninguém pensa nada. O respeito à individualidade realmente existe.

Agora, você tem que aguentar o tranco de ficar longe. Ficar longe de quem realmente gostamos é difícil demais. Dolorido e chato. Saudade é um sentimento escroto, pra resumir sem exageros ou polidez. Esse é o único senão e porém. Contudo, a tecnologia skype, ligações baratas e de qualquer lugar, e até skype no Iphone diminuem as distâncias. Mas não acalenta ou substituem um abraço. E isso é muito complicado.
Saudade da praia, calor, comida? Tenho não. Ainda não.

"O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem..."

Com Guimarães Rosa, despeço-me.

Beijos e abraços

Um comentário:

  1. A vida maltrata mas também ensina!Mostra tudo de bom e ruim que temos pela frente,até a possibilidade de ser feliz,basta querer,ter coragem e...correr atrás !!!Saudade ???? A gente sente mas guenta!!!! Beijos,eu te amo.

    ResponderExcluir