domingo, 4 de julho de 2010

Quanto tempo, pois é, quanto tempo...



Olá, amigos!

Depois de um longo sumiço pensando no que falar sobre o processo de imigração, decidi que não vou falar só disso, ou só escrever algo quando sair alguma notícia nova sobre a imigração. Decidi que vou usar esse blog como um caderno de pensamentos e histórias.
Eu tenho pensado nesse post há pelo menos uma semana. Vou compartilhar com vocês:

Meus Surtos Musicais:

Eu lembro, de criança, ouvir muito uma fitinha do Alceu Valença e outra do Milton Nascimento ao vivo no carro dos meus pais. Confesso que gostava mais do Alceu, era mais animado e eu amava a frase: "Safada era cara do anjo, que no quarto noturno pintou...", eu achava engraçado no alto dos meus 5, 6 anos. Mas era uma coisa meio inconsciente. Graças a Deus meus pais têm bom gosto musical. Eu tive na vida quatro grandes surtos musicais:

1° Grande Surto:

Raul Seixas: Esse influenciado pelo meu pai que curtia e fazia um trabalho em cima da música "Gita". Foram anos de pré-adolescência e adolescência só ouvindo o "Maluco Beleza", cantando junto, ouvindo as letras e decorando atentamente, colecionando todos os CDs. Lembro que pensava: Todo adolescente seria mais feliz se ouvisse Raul. Ele canta todas nossas mazelas e sofrimentos (não, eu não ligava para Legião Urbana, meu negócio era rock n' roll pra cima, não deprê). Mas chegou um ponto que não era suficiente. Aí um dia, sem ter o que fazer, entrei na sala de estar (fria, sempre isolada e até sombria) de casa. Abri o móvel com os Cds dos meus velhos e vi: Abbey Road, The Beatles...

2° Grande Surto

Os The Beatles, como diz o outro... Quando eu ouvi as primeiras notas de "Something" eu pirei.... Desde então ouço todo santo dia; me emociono, me empolgo...todo dia...
Eu lembro que o pai do Raphael, meu amigo, sempre me falava deles, mas eu tirava sarro, dizia que era coisa de velho e ele, com razão, ficava puto. Hoje em dia eu fico puto. Quem fala mal dos Beatles (não dizendo que não gosta, gosto é gosto e eu respeito), mas se alguém fala mal, que não são bons e tals, é porque não entende nada de música.

3° Grande Surto

Um dia, em outra casa dos meus pais, em uma sala igualmente fria, fui buscar algo no mesmo móvel da história do Abbey Road. Fui buscar algo. Sempre ouvia os músicos que eu já curtia falando do João Gilberto. Eu sempre achei coisa de pseudo-crítico-musical falar que gostava do precursor da Bossa Nova. Mas vi o disquinho ali, "the best of", peguei meu Palio Azul e fui pra Sampa (estudava lá e voltava todo fim de semana pra SJCampos, 82 km de distância). Pus o CD e começou "Eu vim da Bahia" música do Gil, com aquele violão hipnótico do João, com aquele tempo todo especial dele, que só ele consegue cantar daquele jeito. Fiquei ouvindo essa música (outra coisa que me irrita, By the way, é quem chama música de "canção"), por 1 mês. Toda vez que eu ia e voltava de Sampa, só no "repeat", a viagem toda. Meus caronas sofriam....Fui alguns anos depois no show do cara. Muito bom, quase três horas, 18 reclamações do som (com razão, é só um violão e voz, não uma orquestra, tem que ser fácil de amplificar). Demais, uns dos melhores da minha vida.

4° (e último) Grande Surto

Junho de 2006, Alcorcón, Madrid. Cena Interior- Bar ao lado de uma praça com uma estátua alta de uma mulher.

Estou eu descendo as escadas de um bar, para encontrar um amigo (e ex-chefe Juan, figuraça, espanhol.) Desço e estão todas as luzes coloridas ligados, a pistinha de dança vazia mas com luzes girando ao redor. E está tocando Bob Dylan muito alto. Por mais que puxe da memória, não lembro qual era a música. Mas era uma dessas de começo de carreira, bem agudas, com aquele violão dele. Eu já estava de saco cheio de Madrid. Voltei pra casa, arranjei a coleção completa dele em MP3 e comprei um CD normal. Decidi alguns meses depois: Vou morar em NY. E fui, em novembro.
Ano passado, ganhei de presente da Débora uma ida ao show dele em Dublin. Emocionante. Na maior parte do tempo ele canta com a voz bem rouca e grave. Mas de vez em quando, puxa um daqueles agudos nasalados geniais...Demais.

Bom, é isso. Essa semana envio toda a papelada pros EUA, pro meus antecedentes. Daqui a 13 semanas chega. A ver que pasa, como dizem os espanhóis!

Beijos e abraços

3 comentários:

  1. Amado filho,lamento informar que vc esqueceu o surto 5,aliás,o mais importante!!!"Estava à toa na vida,o meu amor me chamou...."para ouvir ,curtir e amar Chico!!!!Graças às alucinações de sua mãe,dona da sala fria,isolada e vazia que sempre foi linda e charmosa.Te amo mesmo assim!Bjs

    ResponderExcluir
  2. Seu pai se lembrou de um surtinho básico que fez vc voltar para nós....(USA)'Eu parei em frente ao portão,meu cachorro me sorriu latindo"....e por aí vai!!!!!!Grande Roberto!!!Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sim, mas esses foram surtos menores. Os grandes mesmo foram esses quatro. Os surtinhos menores eu tenho quase diariamente. Eu e a Débora acabamos de passar por um: o novo CD do Otto, ouvimos durante um mês todo dia. Mas pra ser "grande" surto precisa de mais!!! Bjsss

    ResponderExcluir